
Um espetáculo de sabores, alegria e solidariedade está prestes a acontecer em Santa Maria. No dia 22 de junho, a partir das 11 horas, o Avenida Tênis Clube será palco de mais uma edição da já tradicional Feijoada Solidária do Diário. Com o tema “Espetáculo de Solidariedade”, o evento promete encantar o público com uma atmosfera inspirada no circo — tudo isso sem abrir mão da boa gastronomia e do compromisso social.

Sob o comando do renomado Chef Norberto Da Cás, os convidados poderão saborear uma autêntica feijoada brasileira, acompanhada de sobremesas típicas. Os docinhos ficam por conta de Adri Sacchete, enquanto os elegantes macarrons são assinados pelo Dom Macarrons.
Impacto nas entidades
Mais do que uma celebração gastronômica, a Feijoada Solidária é um gesto coletivo de empatia: parte da renda arrecadada será destinada a dez instituições beneficentes de Santa Maria, que também atuam como pontos de venda dos ingressos. São elas: Banco de Alimentos de Santa Maria, Centro de Apoio à Criança com Câncer, Casa da Amizade, ONG Nossa Vida Sua Vida, Lar das Vovozinhas, Lar Vila Itagiba, Escola Antônio Francisco Lisboa, Nações em Ação, Associação Leon Denis e ONG Caras do Bem. Os ingressos também estão disponíveis na plataforma Sympla e na Sede do Grupo Diário.
Uma dessas entidades beneficiadas é a ONG Nossa Vida Sua Vida. A instituição atua há 17 anos no Bairro João Goulart em Santa Maria. Entre as principais atividades estão as oficinas para crianças e adolescentes, e suas famílias, no turno inverso ao da escola. Somente na instituição, são 91 crianças e adolescentes atendidos. Além disso, também são realizadas atividades em três escolas da cidade.
Segundo a idealizadora da entidade, Vera Pinto, participar da Feijoada Solidária é uma alegria para a ONG, e principalmente mais uma fonte de recursos que possibilita a manutenção de atividades importantes da instituição. “Nossa maior urgência, e que esse recurso da Feijoada vai ajudar bastante, é o conserto de parte do telhado do nosso espaço de atividades. Nesse período de chuvas, isso acaba atrapalhando bastante. Agradecemos muito ao Grupo Diário por essa visibilidade e por esses recursos. Faz toda a diferença!”, destacou Vera.
A Casa da Amizade também é uma das entidades beneficiadas pela Feijoada Solidária do Diário. Conforme a vice-presidente, Ana Maria da Cunha, são 62 anos desde a fundação da instituição.
A vice-presidente conta que são diversas ações promovidas pela entidade no decorrer do ano. Entre elas estão a festa do dia das crianças, o natal solidário, ações com recicladores da cidade e outras. “Esse recurso da Feijoada nos auxilia a impactar cada vez mais pessoas com as nossas ações. Nós participamos do evento desde a primeira edição e é sempre uma alegria. Estamos contando com esse recurso para ser usado no nosso natal solidário desse ano”, completou Ana Maria.
A OSC Nações em Ação também é uma das beneficiadas. Segundo a gestora da entidade, Rose Flores, a instituição atua em duas principais frentes de trabalho: o acolhimento institucional e o serviço de convivência. No acolhimento institucional, as crianças direcionadas a entidade moram na instituição. Já no serviço de convivência, os assistidos participam de diversas oficinas e atividades no turno inverso ao da escola. São 30 crianças e jovens atendidos no serviço de convivência e mais 20 no acolhimento institucional. A entidade tem 17 anos de atuação em Santa Maria.
“A Feijoada faz muita diferença no nosso cotidiano. Não somente pelo recurso que nos ajuda, mas também pela visibilidade. Sentimos que a comunidade precisa estar mais engajada, em termos de doações e do próprio voluntariado mesmo”, afirmou Rose.